2013-05-16

Capturando coordenadas de um ponto com o Google Maps

Já que o Google Maps vem aí com uma nova versão, não custa nada explorar um pouco a versão atual para realizar uma tarefa muito simples: "como capturar as coordenadas de um determinado ponto no Google Maps?" 
Por diversas vezes me fiz esta pergunta e acabava resolvendo o problema usando o Google Maps embutido em alguma página HTML com OpenLayers ou ainda usando o Google Earth para capturar tais coordenadas.
Todavia, através dos complementos disponíveis no Google Maps Labs você pode habilitar esta função, que opera forma bem simples:
a.Navegue no mapa e clique com o botão direito no local que deseja obter as coordenadas

b.Selecione o menu "Posicionar marcador" e os valores de Latitude/Longitude aparecerão sobre o local

Como habilitar este recurso?

  • Acesse o Google Maps e no canto inferior esquerdo da tela clique no link "Labs do Google Maps":
  • Selecione ATIVAR ou DESATIVAR conforme as opções que você deseja ou não utilizar.
  • Clique no "Guardar/Salvar" alterações e PRONTO!
Caso você tenha uma conta no GMail, realize este procedimento com seu usuário logado e este recurso estará disponível em qualquer estação/browser que você usar, desde que se faça login no gmail previamente. Do contrário, as opções serão salvas nos cookies da sessão do navegador atual.

Outros recursos do Google Maps Labs

I - Ative esta opção e um botão "régua" fica disponível próximo da barra de escala para se realizar a medida de distâncias desenhando uma linha/polilinha

II - O famoso 'zoomIN através do desenho de um retângulo' é ativado com este recurso. Basta clicar no botão com ícone de lupa e desenhar o quadro de zoom na região desejada
Obs.: as imagens deste post foram feitas com o software Greenshot.