
Características técnicas
- planeja rotas de forma multimodal - considerando percursos a pé, requisitos de acessibilidade, de bicicleta, vias de trânsito ou transporte público
- para trajetos de bicicleta, considera tempo de viagem, tipo/segurança das vias e elevação do terreno como parâmetros ajustáveis de roteirização
- exibição de gráficos de perfil para viagens a pé ou de bicicleta
- importação de dados em formato OpenStreetMap, Shapefile, GTFS e modelos digitais de elevação
- planeja viagens em cerca de 100ms para cidades com tamanho moderado
- arquitetura de sistema compatível com API RESTful
- suporte ao formato GTFS-Realtime - para serviços de alertas
- suporte ao processo de aluguéis de bicicletas
- suporte experimental ao algoritmo Raptor
Caracterização funcional
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Fonte: Eduardo Patto Kanegae. "Soluções OpenSource no planejamento multimodal de viagens em Campinas" (out/2013, 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito) |
Estrutura de dados
Para a implantação do OTP em uma cidade qualquer, é necessário o uso de três formatos distintos de bases de dados:
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- Dados OSM - é usado pelo OTP para a definição de percursos a pé, de bicicleta ou veículo próprio( vias de trânsito). É possível usar dados extraídos diretamente do projeto OpenStreetMap ou você pode gerar uma base própria formatando seus dados de acordo com as especificações OSM.
- GTFS ( General Transit Feed Specification ) - especifica dados sobre pontos de parada, linhas/rotas de transporte público, horários de partida, tarifas e demais informações sobre o sistema de transporte público.
- Modelo digital de elevação - opcionalmente, pode-se usar modelos digitais de elevação para que o OTP calcule e exiba gráficos de perfis para percursos executados de bicicleta ou a pé. Uma fonte gratuita para este tipo de dados é o Mapa Índice TOPODATA.
Preparação de dados GTFS para configuração do OTP
Um roteiro detalhado sobre os arquivos essenciais que compõem uma estrutura GTFS pode ser visto no trabalho "Soluções OpenSource no planejamento multimodal de viagens em Campinas"* (Eduardo Kanegae, 2013), apresentado em 9 de outubro de 2013, durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito.
*Link alternativo: 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, em "Trabalhos aprovados", seção 'Tema 2 - Qualidade - Marketing - Tecnologia'
Referências
- 2minutes guide - como baixar e executar uma instância local do OTP com dados de Portland.
- 5minutes guide - instruções para se construir um grafo customizado (outros locais que não Portland) a partir do processamento/importação de arquivos no formato GTFS
- OTP Wiki - página com links para vários outros documentos/links como:
- OTP live demos - veja sites com o OTP em produção e outros ainda em estágio de testes/avaliação
- Portland Regional Trip Planner - overview da implantação do OTP em Portland
- Metro 2009-2011 Regional Travel Options Grant , FINAL REPORT - relatório executivo do projeto OTP/Portland
- 2011 OTP Workshop - anotações dos workshop's de criação/desenvolvimento do OTP
- Performance notes for NY - anotações de performance para grafos da cidade de Nova Iorque
- OTP Milestones - acompanhe quais novos recursos serão implementados no OTP
- OTP Translations - como configurar a interface do OTP para seu idioma local
- Preliminary Evaluation of Bicycle and Bike-to-Transit Trip Planning - detalhes sobre funções de roteirização para bicicletas e roteiros combinados ônibus/bicicleta.
- OSM Improvement Project - detalhes sobre o processo de fusão dos datasets da Trimet com os dados do projeto OSM.
- Getting Started to OTP System Map
- Routing Bibliography
- Analytics Bibliography
- GTFS Reference Guide - veja também o link "Para entender os conceitos de GTFS"
Palavras chave: Roteirização, Transporte público, Planejamento multimodal de viagens, Sistemas de Informação Geográfica
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